Cirurgia de varicocele aumenta a testosterona?

O homem moderno está mais preocupado com sua saúde e quer não apenas viver mais, porém com qualidade de vida. Sabe-se que com o passar dos anos há um tendência à queda da testosterona, hormônio responsável pela manutenção de várias funções vitais que incluem metabolismo de músculos, açúares e gorduras no nosso corpo, além de ajudar a manter a saúde sexual masculina. Tudo que venha a prejudicar a função do testículo pode vir a acelerar a deterioração dos níveis hormonais, levando ao aparecimento da deficiência de testosterona. Dentre esse possíveis complicadores da função do testículo, podemos citar a varicocele.

 

A varicocele consiste no desenvolvimento de varizes das veias do testículo, que acabam por acumular toxinas e aquecer internamento o testículo, podendo limitar a função normal deste órgão.  O tratamento da varicocele é cirúrgico e sua indicação mais comum é para melhorar a fertilidade de casais com dificuldades para engravidar. No entanto, mesmo fora do contexto da infertilidade já foi demonstrado que a presença de varicocele pode prejudicar a função das células que produzem testosterona, resultando na diminuição progressiva desse hormônio. Homens acima de 50 anos com varicocele tendem a ter níveis de testosterona inferiores àqueles sem essa condição, o que tem motivado estudos nessa área.

 

Assim, pouco a pouco a cirurgia de correção de varicocele tem se consolidado como uma opção terapêutica para homens com deficiência de testosterona, pois é uma cirurgia minimamente invasiva e com risco baixo de complicações em mãos experientes. Um estudo recente demonstrou que cerca de 70% dos pacientes respondem bem a essa cirurgia, com um aumento médio nos níveis de testosterona em torno 180ng/dl. Em até 30% dos indivíduos os níveis hormonais apresentam um aumento superior a 50% dos valores pré-operatórios e cerca de 10% dos indivíduosdobram o valor basal da testosterona.

 

O tratamento clássico para a deficiência de testosterona continua sendo a aplicação regular de testosterona exógena. No entanto, apesar de extremamente eficaz, esse tratamento condena o homem a ter que manter o uso hormonal pelo resto da vida, já que a reposição da testosterona diminui a produção natural do próprio organismo. Nesse contexto, a cirurgia da varicocele pode ser considerada uma opção viável em indivíduos com varicocele significativa e que prefiram a cirurgia ao uso continuo de testosterona exógena.

Eduardo de Paula Miranda - Doctoralia.com.br