Reversão de vasectomia com mini-incisões

A reversão de vasectomia é um procedimento altamente eficaz que pode trazer de volta o sonho da paternidade a um casal que tem toda a vida pela frente. A anatomia masculina tem a vantagem de que o órgãos reprodutivos que incluem testículos, epidídimos e deferentes são superficiais e acessíveis ao toque. Desta forma, geralmente o local que foi operado na vasectomia pode ser facilmente identificado e acessado através de uma pequena incisão.

Com o intuito de tornar esse procedimento ainda menos invasivo, alguns autores descreveram uma variação da técnica da reversão de vasectomia em que o procedimento é feito com apenas uma mini-incisão na região central do escroto, através da qual há acesso aos dois lados.

O problema dessa abordagem é quando um quantidade significativa de ducto deferente foi retirado na vasectomia. Nesses casos é preciso liberar uma quantidade maior de deferente que fica acima do corte para a costura seja realizada sem tensão, o que pode ser desafiador através das mini-incisões.

Por este motivo, reservo a técnica da mini-incisão central apenas para os casos em que eu mesmo tenha realizado a vasectomia, pois a quantidade de deferente excisado na minha técnica de vasectomia é mínima, justamente com o intuito de facilitar uma eventual reversão. Esta é uma das vantagens de realizar o procedimento de vasectomia com especialistas em reversão. Para os casos feitos por outro cirurgiões, prefiro as técnicas convencionais em que se realiza uma incisão de 3-4 cm em cada lado do escroto.

Para calcular suas chances de sucesso na reversão de vasectomia, clique aqui. Para saber se essa técnica pode ser aplicada no seu caso agende uma avaliação aqui.

Eduardo de Paula Miranda - Doctoralia.com.br