Operei a varicocele mas o espermograma não melhorou: e agora?

Quando após a cirurgia de correção de varicocele não há uma melhora considerável do espermograma os seguintes fatores deve ser considerados:

 

  • Variabilidade do espermograma: É importante lembrar que o espermograma é um exame com alta variabilidade e muitas vezes decorrente de um problema laboratorial. É interessante repetir o exame para que uma informação e interpretação mais precisa possa ser alcançada.

 

  • Falhas ou recidiva: Em seguida deve-se avaliar se a cirurgia foi eficaz em interromper oacúmulo de sangue no testículo. Isso pode ser decorrente de falha ou recorrência da varicocele. Falha é quando a cirurgia é incapaz de eliminar completamente as veias que perfazem o plexo venoso no testículo. Recorrência é quando algumas veias residuais que estavam normais no momento da cirurgia acabam por ficar doentes e se dilatarem, devido ao aumento da pressão do sistema gerado pela cirurgia.

 

  • Progressão da disfunção testicular: Por fim, a cirurgia pode ter sido perfeitamente executada, mas o processo de lesão testicular pode não ter sido completamente revertido com a cirurgia. A cirurgia altera a progressão natural da varicocele, no entanto pode ainda haver uma piora em consequência dos muitos anos de varicocele.

 

A avaliação pós-operatória dos efeitos da cirurgia de varicocele pode ser muito desafiadora. É sempre importante realizar um acompanhamento especializado para otimizar os resultados, seja através de tratamentos hormonais para acelerar a recuperação testicular, seja até mesmo por meio de uma nova cirurgia para resolver o problema de forma definitiva. O detalhe da técnica microcirúrgica com auxílio de ultrassonografia com Doppler pode fazer a diferença nos resultados.

Para agendar uma consulta com o Dr. Eduardo, entre em contato através do Whatsapp.

8 comentários em “Operei a varicocele mas o espermograma não melhorou: e agora?

  • Queria sabe o que posso fase agora , eu tinha menos de um milhão de esperma depois de uma cirurgia de varicocele, acabo os espermas !

    • você poderia fazer uma nova avaliação, as vezes existe tratamentos hormonais ou mesmo de reprodução assistida que podem te ajudar!

      • Olá bom dia gostaria de saber referência ao meu problema tenho 41 anos já passei por seis urologista foi descoberto uma infecção no esperma tinha um tinha varicocele e hidrocele no testículo esquerdo fiz uma cirurgia mas meu espermograma está zerado Há uma possibilidade de da minha festa unidade voltar essa cirurgia já está com mais de dois anos e não consigo engravidar minha esposa

        • na verdade no seu caso precisa ser avaliado se estamos diante de uma azoospermia obstrutiva ou não-obstrutiva. se for obstrutiva, pode ser possível uma reconstrução para que tenha filhos naturalmente. se for não-obstrutiva, o único jeito é através de reprodução assistida. sugiro que você procure um andrologista experiente para conduzir seu caso.

  • Fiz a cirurgia de varicocele a pouco mais de 1 ano antes a concentração de esperma era de 15 milhões mais depois da cirurgia caiu para 8,8 milhões e os móveis e progressivos também caíram o que devo fazer e porque ocorreu isso?

    • Melhor coisa seria uma reavaliação completa para que possamos identificar as possíveis causas para essa queda e eventualmente propor soluções daqui para frente!

  • E normal o quantidade do esperma diminuir após opera de varicocele
    Pois eu ejaculava muito agora n sai tanto como antes

Não é possível comentar.

Eduardo de Paula Miranda - Doctoralia.com.br