Tratamentos hormonais em azoospermia

A azoospermia é uma condição definida como a ausência completa de espermatozoides no ejaculado. Cerca de 1% de todos os homens têm azoospermia, correspondendo a quase 10% dos homens com infertilidade masculina.

Existem diversas causas que podem gerar azoospermia, dentre elas os problemas hormonais. Na ausência de hormônios que deveriam estimular as células germinativas dentro do testículo, a produção pode ficar muito prejudicada. Nesses casos, tratamentos hormonais podem reverter o quadro parcial ou completamente.

Por outro lado, homens com azoospermia comumente possuem alterações importante do funcionamento normal do testículo, o que pode levar a desbalanços hormonais. Tal fato leva a um ciclo vicioso, pois os hormônios são necessários para manter um mínimo de produção de espermatozoides. Desta forma, um acompanhamento andrológico é fundamental para identificar e corrigir tais problemas. Um tratamento hormonal adequado melhorar os resultados da cirurgia de exploração cirúrgica na busca de células para usar na reprodução assistida (MicroTESE).

Se inscreva no canal do YouTube do Dr. Eduardo Miranda clicando aqui.

Eduardo de Paula Miranda - Doctoralia.com.br